1. COMO CONTRATAR UM ADVOGADO?
Não é fácil contratar um advogado, apesar dos milhares de profissionais que temos em nosso país, plenamente capazes ao exercício da profissão. A primeira pergunta que você deve estar fazendo é como confiar em um advogado que encontrei no Google?
Seja qual for a sua necessidade, vou te guiar até o final desta trajetória e ajudar você a encontrar um especialista para o seu caso.
Advogado é uma profissão regulamentada pela entidade de classe OAB - Ordem dos Advogados do Brasil e o primeiro passo para acreditar em um advogado online é solicitar o número de inscrição do profissional, comumente chamada de OAB. Todas as comunicações, e-mail, cartão, site, devem constar o número de inscrição do profissional. De posse deste número, entre no site da OAB Nacional e consulte se ele existe, e se está ativo. https://cna.oab.org.br/
Deixei um vídeo no youtube, ensinando a pesquisar, se você quiser aprender: https://www.youtube.com/watch?v=alqM_50zE_k&t=4s
Um segundo passo é procurar o nome do profissional no Google e você poderá verificar processos públicos em que ele atua, o site do escritório, avaliações públicas de clientes e eventuais reclamações.
Esta é uma relação de confiança e sabemos como é importante você se sentir seguro para tomar decisões. Nem sempre o advogado indicado pela sua amiga, ou pelo seu tio, é o profissional mais indicado para o seu caso e já vou lhe explicar o porque.
Cada dia mais precisamos de especialistas. O mercado e o Direito exigem bons profissionais. Se você pretende reaver seus direitos trabalhistas, você precisa de um ADVOGADO TRABALHISTA e caso contrate um advogado criminal, para cuidar de um caso trabalhista, ele não irá aplicar a melhor técnica e não irá dispor do conhecimento necessário para cobrir todos os seus direitos. Da mesma forma que um bom advogado trabalhista, ao elaborar um instrumento de doação de um imóvel para um filho, poderá não se atentar à questões que somente um ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES poderá enxergar.
O Direito possui muitas ramificações, áreas de atuação diversas (criminal, trabalhista, tributário, família, imobiliário, direito rural e agronegócio, previdenciária, etc). Portanto, busque por profissionais que tem especialidade na matéria. Que já atuaram em diversos casos do mesmo assunto que você está buscando. Procure artigos na internet, textos que indiquem que aquele profissional detém o mínimo conhecimento para lhe atender.
Estamos vivendo na Era da Informação, qualquer pessoa pode investigar um profissional bom ou ruim, apenas localizando seu nome na internet, redes sociais. E lembre-se, um profissional que não está na internet, não existe.
2. PROFISSIONAL DIGITAL OU ANALÓGICO?
Alguns clientes ainda tem receio de não encontrar o profissional pessoalmente (físico), em um escritório, com secretária, cafezinho e toda a praxe de luxos que desejamos. É muito abstrato, fechar um contrato sem ao menos apertar a mão do advogado, sinal de confiança para muitos.
"Lembre-se que quase todos os contratos hoje são virtuais, como empréstimo de dinheiro no caixa eletrônico, renovação do seguro do carro, contratação de cursos online..."
Contudo, esses mesmos clientes solicitam advogados online pelas redes sociais, por meio de plataformas como JUSBRASIL, GETNET e outras.
A dica que passo aqui é que, se você confia em SOLICITAR um profissional online, também deve confiar em CONTRATAR o mesmo advogado.
A internet aproximou todas as pessoas, inclusive ao redor do mundo. Encurtou distâncias, derrubou fronteiras e para que o desenvolvimento tecnológico seja possível é imprescindível o fator CONFIANÇA.
Nenhuma nova tecnologia prospera se os usuários do serviço não confiarem no processo.
A digitalização está muito avançada e hoje pouquíssimos procedimentos necessitam de algum documento físico. Tudo pode ser fotografado ou digitalizado, para compor um processo judicial. O processo é totalmente eletrônico e com a pandemia, a maior parte das audiências (que sempre foram presenciais), também passaram a ser por videoconferência. Então o que você está esperando para contratar um excelente profissional, especialista em sua área de atuação, por meio totalmente remoto-digital? Experimente uma consulta por vídeo e nunca mais perca tempo e deslocamento até o escritório, busca por vagas de estacionamento, salas de espera, cancelamentos...
3. PROBLEMAS COM O ADVOGADO - O QUE FAZER?
Para o caso de um mal relacionamento com o advogado ou ainda um ACIDENTE DE CONSUMO, ou seja, qualquer problema relacionado à contratação, você poderá não só ingressar com pedido de reparação de danos morais ou materiais na justiça, mas também instaurar um processo Ético-Disciplinar contra o advogado, que não cumpriu o seu mister, e gerou danos ao cliente.
Já entre outros problemas que você poderá enfrentar, mas que não necessariamente geram indenização, estão os advogados que mentem ao cliente, os profissionais que não atendem o cliente, mesmo após semanas ou meses tentando contato, profissionais que simplesmente abandonam o caso, por não ser interessante financeiramente, entre diversos outros transtornos. Infelizmente, pessoas desonestas existem em todas as áreas e profissões.
4. DOCUMENTAÇÃO
Por fim, caso eu tenha convencido você ou ao menos tenha te passado alguma segurança para contratar um advogado online, vamos aos documentos e registros desta contratação.
--ESPECIALIDADE E CONSULTA
No primeiro contato com o advogado, antes de despejar o seu problema e também eventuais lágrimas no profissional, por mais pressa que você tenha, sempre pergunte se ele é especializado na matéria e quanto cobra a consulta inicial. Cada profissional trabalha com um preço, mas todos guiados por patamares mínimos estipulados na Tabela de honorários da OAB. https://www.oabsp.org.br/servicos/tabelas/tabela-de-honorarios
Os valores apontados nesta tabela são mínimos, e o advogado pode praticar inclusive valor superior ao disposto neste arquivo, a considerar o grau de especialidade, tempo de profissão e outros fatores.
--ANÁLISE E CONTRATAÇÃO
Na consulta inicial, o advogado coloca a disposição o tempo dele que pode ser virtual ou pessoalmente, e você poderá tirar as suas dúvidas, passar o seu caso para o advogado analisar e levar documentos. Não necessariamente você vai sair com respostas imediatas ou realmente seja cabível uma ação judicial no seu caso. Você vai receber um orçamento do seu processo ou de sua situação e não é porque você realizou a consulta, que deve prosseguir com o mesmo advogado. Somente com a assinatura do CONTRATO DE HONORÁRIOS ou CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS é que você se vincula ao profissional.
Sempre peça um prazo razoável para ler a proposta e o contrato, e atente-se a existência de multas. Caso você não se sinta confortável com o advogado e queira rescindir o contrato no meio do processo, esse procedimento precisa ser fácil e não muito oneroso ao cliente. Geralmente esta é a parte que mais surgem divergências entre clientes insatisfeitos e advogados indignados em perder o cliente para um outro colega. Se você vier a sofrer qualquer tipo de constrangimento, poderá sempre denunciar o advogado na ética da OAB, inclusive formulando uma representação por e-mail: etica.atendimento@oabsp.org.br , subsequentemente deverá juntar todos os documentos que comprovem a infração. https://www.oabsp.org.br/tribunal-de-etica-e-disciplina
-- PROCURAÇÃO
Talvez esse seja o documento mais polêmico na contratação de um advogado, e muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é uma procuração. Tenho um artigo no JUSBRASIL que esclarece diversos aspectos e vale a pena a leitura. Segue o link:
https://stefannymantovani.jusbrasil.com.br/artigos/581354676/tire-suas-duvidas-sobre-procuracao
Espero que tenhamos elucidado algumas das principais questões sobre a contratação de um advogado virtual.
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações!